8 dicas simples para se libertar do sedentarismo

Segundo o Diagnóstico Nacional do Esporte feito pelo Ministério do Esporte, 45,9% da população brasileira não praticou nenhum esporte ou atividade física no ano de 2013. Quase metade dos brasileiros levam um estilo de vida sedentário e sem compromisso com seu bem-estar, o qual pode trazer diversos danos tanto físicos quanto mentais e emocionais. Alguns desses danos podem ser doenças cardiovasculares, obesidade, dores nas costas, mal funcionamento do sistema digestivo, ganho de peso, ansiedade, estresse, entre muitos outros que talvez você mesmo já tenha experienciado.

Eu entendo, é desafiador criar uma rotina mais saudável, sei por experiência própria. Haviam vários motivos que me impediam de iniciar ou manter a prática de uma atividade física, veja se você se reconhece em alguma delas.

Eu não praticava atividade física por que….

Tinha muita preguiça

A preguiça pode ocupar maior parte do nosso dia se deixamos que ela se torne um hábito. Pode ser uma preguiça física ou mental, que se você se dispuser a tirá-la do seu caminho você pode fazer isso com práticas de 5 minutos.  Dificilmente seu corpo ou sua mente dirão não para uma prática de 5 minutos de alongamentos, de meditação ou de uma pequena série de yoga. Então, quando você já se vê na situação, 5 minutos podem virar 10…15…30? O importante é o gatilho de iniciar algo, de sair da inércia.

Falta de tempo

A falta de tempo é um dos principais motivos que elencamos para permanecer no sedentarismo. Seja pelo trânsito, pela rotina intensa de trabalho ou por termos que cuidar de nossos filhos ou da casa,  nos falta tempo! É uma justificativa interessante… mas tenho algumas dicas mais abaixo que podem ajudar a contornar essa situação.

Falta de uma rotina fixa

Já dizia o Skank na sua balada do amor inabalável… “Na confusão do dia-a-dia, no sufoco de uma dúvida, na dor de qualquer coisa, é só…” Só respirar fundo, organizar cada dia à sua forma e saber ser flexível. O importante é achar uma atividade que dependa 90% de você e da sua disposição, para que a “confusão do dia-a-dia” não sabote seus planos de acabar com o sedentarismo e ser mais feliz. Então encontre atividades que também sejam flexíveis em relação à horários e dias da semana que você possa praticá-las.

Esses eram os meus maiores desafios para manter uma vida mais saudável, então busquei algumas formas de superá-los que podem lhe inspirar a superar os seus também.

8 dicas para se libertar do sedentarismo de uma vez por todas

1- Crie um novo hábito

Você já deve ter ouvido sobre os 21 dias para criar um novo hábito. Segundo o psicólogo Jeremy Dean, autor do livro Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick, dependendo do hábito, pode ser preciso bem mais que 21 dias, principalmente se for uma mudança de hábito mais profunda. De qualquer forma, tudo se inicia com a intenção do primeiro dia. Estabeleça metas de quantos dias na semana você irá fazer algo, por quanto tempo e celebre cada meta, isso irá te motivar a estabelecer novas metas e superar novos desafios.

2- Encontre uma atividade que te dê prazer

Não se obrigue a fazer algo que você não se sinta bem fazendo, esse esforço pode acabar te estressando mental e emocionalmente. Hoje em dia existem tantas modalidades criativas além das tradicionais que alguma delas irá tocar seu coração e será o caminho para mais qualidade de vida. Pode ser pedalada, caminhada, natação, yoga, dança, aula de tecido acrobático, slackline, pole dance… Nossa! São diversas opções, só de ir experimentando cada uma delas  já daria um mês de atividade física! Mas escolha uma, e se mantenha nela! Mantendo sempre a mesma atividade na sua rotina você terá resultados mais consistentes.

3- Se coloque como prioridade na sua rotina

Quando falamos que não temos tempo para praticarmos uma atividade física, comer bem, dormir bem ou meditar, na verdade não estamos nos priorizando em nossa própria rotina. Se você perceber que esse novo hábito trará mais tranquilidade e qualidade para todas as outras atividades que você tem no seu dia, poderá diminuir o tempo utilizado para alguma delas para transferir esse precioso tempo para sua nova rotina de bem viver. Você pode, por exemplo, ir dormir meia hora mais cedo, para acordar meia hora mais cedo e fazer algo que lhe proporcione mais qualidade de vida. Uma caminhada pelo bairro já é um ótimo começo!

4- Escolha distrações ativas ao invés de passivas

Uma boa forma de começar a cuidar mais de si é escolhendo distrações e relaxamentos mais ativos como passear, andar de bicicleta, fazer uma trilha, brincar com as crianças ao invés de ficar no celular, computador ou televisão. O uso exagerado da tecnologia é um dos motivos pelos quais somos mais sedentários atualmente. Em média, um adulto permanece sentado cerca de 70% do seu tempo acordado. É muito tempo, e aí começam a aparecer as dores tanto musculares quanto articulares, além do cansaço mental de nunca desconectar.

5- Atenção plena (mindfulness) em tudo que fizer

Praticar a atenção plena na sua rotina pode ser útil tanto para concluir tarefas mais rapidamente e com mais qualidade, quanto para observar onde você está desperdiçando tempo e poderia aproveitar para dedicar esse tempo à sua saúde. Se você vive no futuro, pode ficar ansioso, se vive no passado, pode ficar depressivo. Então, viva o agora com toda sua vontade e encontre mais tempo para si mesmo. Quando estiver fazendo algo, seja lavar a louça, brincar com seu filho ou trabalhar, faça somente aquilo, esteja presente naquilo.

6- Um passo de cada vez

Comece aos poucos, um dia de cada vez. Inicialmente não precisa fazer uma atividade todos os dias, mas se comprometa com pelo menos 3 dias na semana. Também não precisa ser uma hora inteira, se ainda estiver reorganizando seu tempo, faça 30 minuto e vá aumentando gradativamente. Lembre que seu corpo estava parado por muito tempo, sendo assim, seja gentil com ele, evite os exageros para não se machucar e ter que parar novamente.

7- Não se compare

Se comparar com colegas, ou até mesmo com celebridades é pouco saudável. Cada indivíduo tem a sua constituição física, suas facilidades e limitações, e sua própria rotina. Foque sempre em você mesmo: como se sente, como gostaria de se sentir,  o que pode fazer para continuar na sua rotina saudável. Uma vida saudável, além de um corpo nutrido precisa também de uma mente nutrida de apenas bons pensamentos.

8- Durma bem

O sono é extremamente importante para restaurar nosso corpo depois de um dia cheio de atividades. É o momento em que nossos sistemas vascular, muscular, respiratório e digestivo diminuem o ritmo e relaxam. Uma boa noite de sono lhe renderá um novo dia com mais disposição. Nunca mais diga que dormir é uma perda de tempo, é uma necessidade física natural, saiba desfrutar uma boa noite de sono da mesma forma que costuma saborear uma boa refeição.

Benefícios de uma vida mais ativa

Você deve estar aí pensando porque fiz questão de encontrar tantas formas para te encorajar a iniciar uma rotina mais saudável. Meu propósito de vida é trazer mais saúde e bem-estar de uma forma leve para a vida das pessoas que me conhecem, esse é um dos motivos. Além dos outros benefícios que já falei ao longo desse texto, saiba que tendo uma rotina longe do sedentarismo você poderá viver mais com mais qualidade de vida, prevenindo doenças, o cansaço e dores. Evitando doenças, você pode economizar muito sem ter que comprar remédios ou investir em consultas médicas e tratamentos. Mas o melhor de tudo, você irá notar uma melhora incrível na sua auto-estima. Uma vida saudável nos possibilita amar a nós mesmos com muito mais facilidade! Além de melhorar nossa vida como um todo, melhora também a forma como nos relacionamos com os outros. Lembre-se que é preciso amar a si mesmo para poder amar ao outro.

E aí, topa o desafio de ser mais saudável e mais feliz? Adiós sedentarismo!!

Depois me conta como está sendo sua experiência e se você mais alguma dica para eu incluir aqui. Aproveita e compartilha esse post com aquele amigo(a) que está precisando de um empurrãozinho para se libertar do sedentarismo.

Namastê
Lari

2017-02-16T10:28:16-03:00

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